Software para escritório de contabilidade é sinônimo de contabilidade digital?

Cada vez mais termos surgem no mundo da contabilidade e no rápido processo de automatização que faz parte dele. Há algum tempo, foi a “contabilidade digital” que ganhou projeção no segmento, prometendo ser uma solução inovadora para empresas e pessoas que buscam um serviço descomplicado.
Com a diversificação, houve, também, um toque de confusão sobre terminologias. Rapidamente, muitas pessoas passaram a associar a ideia de contabilidade digital ao software para escritório de contabilidade. Mas os dois termos são bastante diferentes.
Automatizar é diferente de ser digital, uma vez que o primeiro diz respeito aos procedimentos internos realizados no escritório, enquanto o segundo termo se refere ao modo de atendimento frente aos clientes.
Ainda em dúvidas? Então confira este artigo que vamos explicar as diferenças entre uma coisa e outra:

A diferença entre o uso de software e a contabilidade digital
Essa é a questão fundamental para diferenciar automatização e software do conceito de contabilidade digital. A contabilidade digital é o modelo vanguardista que dispensa o uso de escritórios físicos, atendimentos presenciais ou, mesmo, contado direto com o cliente.
Seja por meio de um site ou aplicativo, essa nova forma de exercer a contabilidade permite uma relação menos burocrática – ao menos sob a ótica do cliente – e costuma cair nos gostos de startups e clientes que estão mais voltados para um mundo digital, inclusive em bancos e outras atividades tipicamente burocráticas.
O uso de software, principalmente o de automatização, consiste em utilizar sistemas computacionais para facilitar a vida de um escritório de contabilidade – qualquer que seja o modelo de atendimento dele. Embora praticamente todos os modelos de contabilidade digital usem softwares, não é este uso que os define, e sim o meio de atendimento de seus clientes!

Por que usar um software de automatização em um serviço tradicional?
Mesmo os mais tradicionais dos modelos de atendimento na contabilidade podem se beneficiar muito de um software de automatização.
Isso porque o grande benefício que existe por trás deste tipo de sistema é a economia de tempo e recursos em tarefas repetitivas.
Sabe quando você exclama aquela insatisfação por ter perdido a tarde fazendo uma tarefa completamente simples, mas lenta em função do volume? É justamente nesse momento que a automatização pode trocar tantas horas por um simples clique de botão!

Um software para escritório de contabilidade expõe meus dados a riscos?
Outra dúvida muito comum a respeito do uso de software (em especial os que rodam na nuvem), é a questão de segurança dos dados.
Trata-se de uma questão de responsabilidade do fornecedor. Empresas como a Pilar Sistemas, com o seu TaskToDo Automation, e outras que se dedicam a soluções completas e seguras para a contabilidade há anos são conhecidas por investirem em segurança e, na prática, tornar o escritório ainda mais seguro, uma vez que o uso de armazenamento em nuvem evita problemas como a perda de HDs, questões de versionamento de planilhas e, até mesmo, a exclusão acidental de informações importantes.
O importante é contar sempre com uma empresa reconhecida pela sua qualidade e história neste setor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *