seguranca-e-robotizacao-como-se-relacionam

Segurança e robotização: como se relacionam?

A relação entre segurança e robotização é uma discussão quase tão antiga quanto os primeiros sistemas automatizados. A ideia de deixar atividades nas mãos das máquinas, ou dos robôs, nasceu com uma série de resistências, mas sua praticidade e precisão rapidamente foram conquistando o espaço no cotidiano de todos nós.

Hoje, praticamente ninguém passa um dia sem se aproveitar dos benefícios da robotização em alguma área do seu cotidiano. O que nem sempre pensamos, no entanto, é como isso impacta na segurança do seu uso.

No mundo profissional, isso é ainda mais importante. No caso dos nossos clientes, aqui na Pilar Sistema Customizados, a segurança é basilar: a contabilidade trabalha com ela como uma ferramenta necessária. Por isso, elaboramos essa rápida reflexão sobre a relação entre segurança e robotização, e como estes dois conceitos podem contribuir entre si! Confira:

Mais tecnologia sempre é igual mais segurança?

É importante ter cuidado com as visões que simplificam demais o significado da tecnologia. Mais tecnologia nem sempre significa mais segurança. Na realidade, quanto mais tecnologia de integração e facilidade de uso, maior a necessidade por segurança.

Pense da seguinte forma: a vantagem de você poder acessar seus documentos de qualquer lugar pela internet é, ao mesmo tempo, um risco de que outra pessoa o faça de forma mal-intencionada.

É por isso que é tão importante compatibilizar os avanços com suas necessidades de proteção. É por isso, ainda, que é essencial contar com soluções que sejam desenvolvidas por profissionais competentes, evitando os improvisos e aventuras.

Então, o que torna a tecnologia segura?

O que torna a tecnologia segura é, na verdade, a tecnologia investida em segurança. São as ferramentas, os fluxos e os aparatos tecnológicos que oferecem o máximo de barreiras contra ataques, sem prejudicar a usabilidade fluida do seu sistema.

Como a robotização pode ajudar neste processo?

É justamente quando se fala em tecnologia em prol da proteção que segurança e robotização se relacionam. Isso pode ocorrer por meio de várias situações, como, por exemplo:

Redução de envio de informações equivocadas:

Quando pensamos em segurança, pensamos em ataques hackers e vírus, certo? Mas a verdade é que a má gestão de informações também é um enorme risco.

Exemplo disso são as multas da LGPD que podem surgir em decorrência da divulgação equivocada de informações, mesmo que tenha sido sem querer!

Menor quantidade de pessoas lidando com cada informação:

É bem verdade que a ideia de todo escritório de contabilidade envolve pessoas lidando com informações. Mas quanto mais pessoas entram em contato com um mesmo conjunto de dados, mais versões daquilo podem estar presentes em mais computadores e contas, aumentando significativamente o risco de vazamentos e exposições.

Na relação entre segurança e robotização, um sistema automatizado ajuda a evitar esse excesso de pontos de contato ao realizar algumas das tarefas repetitivas por conta própria.

Rotinas automáticas de gestão da informação:

A gestão de informação é algo que inevitavelmente acaba “ficando para depois” se não for passada para o mundo a informação. São tarefas simples, como apagar arquivos que não estão sendo utilizados, cancelar o acesso de certas pessoas a certos documentos, ou preencher e relacionar dados de forma correta.

Um sistema robotizado recebe essas regras e as aplica automaticamente no tempo predefinido, de forma que nada fica para trás.

E você, já conta com os benefícios da relação entre segurança e robotização? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *