Por que pagar se existe software de contabilidade grátis?

Se você já está em busca do software perfeito para o seu escritório, deve ter conferido que existe uma certa quantidade de sistemas que se ofertam como software de contabilidade grátis, e talvez até tenha sentido a tentação de contratar um serviço do tipo.
Será que realmente vale a pena?
É o que vamos abordar neste artigo, para que você tenha a informação suficiente para fazer escolhas seguras e rentáveis a longo prazo!

Já dizia o ditado: quando a esmola é muita…
Já ouviu o ditado que diz que “quando a esmola é muita, o santo desconfia”?
Esse é um cenário no qual ela se aplica profundamente. A verdade é que não existe uma fórmula mágica: todo desenvolvimento de software precisa ser custeado de alguma forma, pois exige muitas horas e dedicação.
Em modelos tradicionais, você paga pela licença ou mensalidade, por exemplo. Existem alguns modelos “gratuitos” porém que não declaram muito bem de onde pretendem buscar seu custeamento, e este é um sinal de alerta.
Se não há qualquer tipo de troca ou expectativa de compra futura, é provável que o seu uso (e dados) sejam o meio de pagamento subentendido. Lembre-se que você trata com dados particulares todos os dias, e isso é algo muito valioso para você e para os seus clientes!

Quais as vantagens em relação ao custo-benefício de um software de qualidade?
Além da questão da transparência de remuneração que acabamos de mencionar, há uma série outros aspectos a serem levados em conta ao se considerar alternativas para um software de contabilidade grátis:
Proteção de dados
Este é um ponto fundamental, e não é à toa que o repetiremos e o colocamos em primeiro lugar nesta lista: seu fornecedor precisa ser confiável em relação à proteção de dados.
Este é um trabalho que você pode nem mesmo ver na prática, mas é a diferença entre oferecer confiabilidade para seus clientes ou estar em risco constante. Isso é ainda mais verdade em tempos e LGPD, que exigem este tipo de diligência!
Segurança jurídica
Se você contrata um empresa, conhece seus dados, seu endereço, seus funcionários e como encontra-la, caso qualquer coisa dê errado. Essa empresa tem um compromisso de suporte e uma responsabilidade legal de fornecer a qualidade prometido, respondendo por isso judicialmente, caso dê errado. O mesmo não acontece com fornecedores gratuitos: se você não oferece nada a eles, a responsabilidade que possuem com você é simbólica.
Atualização constante
Atualizações são a diferença entre estar na vanguarda e parar no tempo. Além disso, deixar de atualizar pode significar deixar de ver partes do seu software funcionando, em decorrência de defasagens. Este é um aspecto central que quase nunca é garantido em um software de contabilidade grátis.
Funcionalidades avançadas
Além de tudo isso, um software que busca se manter vantajoso oferece funcionalidades que fazem toda a diferença para você, e acabam poupando um tempo gigantesco! Escolha com base no que você precisa, e não no preço: nós garantimos que essa será uma escolha economicamente muito mais viável.
Ganho de produtividade superior
Com a soma de funcionalidades, torna-se muito claro que o ganho de um software mais completo gera ganhos significativamente superiores aos de um software de contabilidade gratuito. Na ponta do lápis, você estará perdendo produtividade, tempo e, no fim das contas, dinheiro para poupar uma quantia mínima de dinheiro.
Além disso, é útil levar em consideração que um software completo pode ser muito mais acessível do que você imagina. Quer conferir? Envie uma mensagem para a nossa equipe e faça um tour pelas nossas funcionalidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *